
100 quilômetros a sudeste de Cusco há um arco-íris transformado em montanha. Esta é a Montanha das Sete Cores, também conhecida como Vinincunca, Montanha das 7 Cores ou Montanha Arco-Íris; É um dos atrativos naturais mais visitados ao sul de Cusco, localizado a 5.200 metros acima do nível do mar na Cordilheira Vilcanota.
Suas encostas e cumes são tingidos por listras em tons fúcsia, turquesa, lilás e dourado. Um belo e fascinante cenário paisagístico.
Depois de chegar ao cume você tem a sensação de estar tão perto do sol e dos deuses celestiais, bem como do Apu mais importante dos Incas – o Ausangate coberto de neve. Esta é uma aventura que você não deve perder.
Neste dia iremos procurar o melhor hotel (entre as 4h30 e as 5h) para continuarmos uma viagem de 2 horas até à cidade de Cusipata, onde provaremos um nutritivo e energético café da manhã e depois continuaremos com a viagem num Orientações para conferir o início da caminhada até a Serra Vinincunca (1 hora). Local onde os habitantes localizam cavalos alugam.
A caminhada dura 1h30min em ritmo lento, aproveitando a bela paisagem oferecida pelas montanhas com cobertura de neve perpétua e sem muito esforço em altitude.
Os últimos 30 minutos são uma subida mais íngreme que a inicial, atingindo uma altura de 5.200 metros acima do nível do mar, de onde podemos avistar os belos núcleos da Montanha Arco-Íris e sua frente da mais alta montanha coberta de neve de Cusco – Ausangate considerado um Apu protetor e sagrado; Mais importante ainda, tem uma altura de 6.800 metros acima do nível do mar.
O aparecimento do arco-íris Vinicunca deve-se a “uma complexa história geológica de sedimentos marinhos, lacustres e fluviais”, estes sedimentos, transportados pelas águas que anteriormente cobriam a área, datam dos períodos Terciário e Quaternário, movimento das placas tectónicas A zona elevada contém sedimentos que se transformam em montanhas. Adquiriram seus núcleos marcados devido à oxidação de seus minerais, exercida pela umidade da região, e sua erosão.
Depois de descansar, aproveitar o local e também tirar fotos que reflitam sua visita a este lindo e mágico lugar, começamos a decidir retornar ao veículo de transporte que nos levará de volta à cidade de Cusipata para desfrutar de um almoço buffet. Andina e posterior retorno à cidade de Cusco.
Confira a cidade de Cusco aproximadamente às 16h.
OPCIONAL: Traga bastões de trekking (caso não os tenha, pode solicitar o aluguel)